Cochane library

Author

RLP

Como citar

Pacheco RL, Martimbianco ALC, Riera, R. Princípios de busca em base de dados. 2022. Disponível em: www.nepsbeats.com.


Sobre a Cochrane library

A Cochrane é reconhecida como uma das principais fontes de evidência confiável atualmente. De fato, as revisões Cochrane são consideradas por muitos como o “padrão-ouro” de síntese de evidências.

Uma das iniciativas da Cochrane é a organização da Cochrane library, que possui uma coleção de bases de dados que atualmente inclui a Cochrane Database of Systematic Reviews, a Cochrane Central Register of Controlled Trials (CENTRAL) e a Cochrane Clinical Answers (CCA) (Cochrane library 2022a).

A Cochrane Database of Systematic Reviews foi a primeira base lançada pela Cochrane e é onde se hospedam as revisões Cochrane e seus protocolos. Atualmente, mais de 8,800 revisões sistemáticas e 2,430 protocolos estão publicados na Cochrane Database of Systematic Reviews.

Apenas em 2020, revisões Cochrane foram citadas mais de 81,212 vezes (Cochrane 2021), fazendo com que a Cochrane Database of Systematic Reviews seja uma das fontes mais referenciadas na área da saúde.

A CENTRAL, lançada em 1996 (Cochrane Library 2022b), é uma base atualizada mensalmente que concentra registros, publicações e relatos de ensaios clínicos randomizados. A CENTRAL serve como fonte para a identificação de ensaios clínicos randomizados durante a condução de uma revisão sistemática (Cochrane Library 2022a).

A Cochrane Clinical Answers, publicada inicialmente em 2018, possui como objetivo publicar produtos de comunicação para informar os tomadores de decisão. Por meio de estratégias de tradução do conhecimento, o Cochrane Clinical Answers divulga perguntas da rotina, com uma resposta rápida e um sumário e análise de evidências originadas de revisões Cochrane (Cochrane Library 2022c).

Texto introdutório retirado de:
Rafael Leite Pacheco, Rachel Riera. Adesão à política de conflitos de interesses em revisões Cochrane nas quais os autores são membros do conselho editorial: estudo transversal [dissertação]. 2022. Repositório Institucional - Universidade Federal de São Paulo. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/11600/65829

Quando devo buscar na Cochrane library?

Deve-se buscar na Cochrane library quando se deseja encontrar revisões sistemáticas (Cochrane Database of Systematic Reviews) ou ensaios clínicos randomizados (Cochrane Central Register of Controlled Trials – CENTRAL).

Estruturando uma estratégia de busca na Cochrane library

Vamos imaginar que desejamos estruturar uma busca para identificar estudos que avaliaram a efetividade do modafinil em pacientes com acidente vascular cerebral.

Se você já estruturou sua busca no Medline estamos a meio caminho andado, uma vez que a Cochrane library também utiliza como vocabulário controlado o MeSH.

Neste exercício, iremos traduzir a linha da População e da Intervenção da nossa pergunta estruturada (figura 1) para a Cochrane library.

Figura 1. Busca estruturada no PubMed

figura 1

Na página inicial da Cochrane library, vamos acessar a interface de busca avançada, apontada na seta vermelha da figura 2.

Figura 2. Página inicial da Cochrane library

figura 2

A seta vermelha da figura 3 indica o caminho para incluirmos termos MeSH na nossa estratégia de busca.

Figura 3. Interface de busca avançada na Cochrane library

figura 3

Para a linha da população, sabemos que o termo MeSH mais apropriado é: Stroke. Se você não fez a busca no PubMed e não sabe qual termo MeSH é o mais adequado, aconselhamos buscar na MeSH database do PubMed os descritores que mais se adequam a sua estratégia.

A seta vermelha da figura 4 indica a busca pelo descritor Stroke na Cochrane library.

Figura 4. Identificando descritores na Cochrane library

figura 4

A figura 5 apresenta a página com a descrição do termo MeSH identificado. Após checar a definição apresentada, podemos adicionar o termo diretamente na nossa estratégia de busca avançada pela seta vermelha.

Figura 5. Página apresentando detalhes do termo MeSH

figura 5

Após identificação do termo, podemos checar que a própria base já adicionou a primeira linha (#1) da nossa estratégia de busca. Nota-se que apesar da Cochrane Library utilizar o MeSH a sua sintaxe é diferente que a do PubMed.

• Cochrane library: MeSH descriptor: [Stroke] explode all trees • PubMed: Stroke[Mesh]

A figura 6 apresenta a estratégia da busca com a linha 2 contendo os termos livres e sinônimos que desejamos utilizar para aumentar a sensibilidade da nossa estratégia. Neste exemplo, utilizamos exatamente os mesmos termos adicionados na busca do PubMed. Também foi incluída uma linha 3 combinando os termos referentes a P(população) da nossa pergunta estruturada.

Figura 6. Estratégia de busca contendo termos referentes a população

figura 6

A figura 7 apresenta a busca estruturada final. Nota-se que 36 resultados foram identificados.

Figura 7. Busca estruturada final na Cochrane library

figura 7

A figura 8 apresenta as referências recuperadas pela busca. Pode-se notar (setas vermelhas) que a Cochrane library divide as revisões Cochrane completas da Cochrane Database of Systematic Reviews (n = 6), os protocolos de revisões Cochrane (n =3) e os ensaios clínicos da CENTRAL (n = 26).

Figura 8. Referências recuperadas pela estratégia de busca na Cochrane library

figura 8

Filtros de data

Pode-se adicionar filtros de data por meio da opção Limits da Cochrane library (figura 9, seta vermelha).

Figura 9. Aplicação de limites na busca da Cochrane library

figura 9

A figura 10 apresenta a aplicação de limite de data de janeiro de 2020 a janeiro de 2023.

Figura 10. Aplicação de filtro de data na Cochrane library

figura 10

A figura 11 apresenta o resultado final. Nota-se que o número de referências recuperadas reduziu de 36 para a busca sem filtro de data para 8 após a aplicação do filtro.

Figura 11. Resultado final da busca com aplicação de filtro de data

figura 11

Diferentemente do PubMed, não faz muito sentido a aplicação de filtro de desenho de estudo na Cochrane library, uma vez que a Cochrane Database of Systematic Reviews e a CENTRAL indexam apenas referências específicas de um desenho de estudo.

Referências

Cochrane. 2020 Journal Impact Factor for Cochrane Database of Systematic Reviews is 9.289. 2021. Disponível em: https://www.cochrane.org/news/2020-journal-impact-factor-cochrane-database-systematic-reviews-9289. Acessado em 18 de junho de 2022.

Cochrane Library. About the Cochrane Library. 2022. Disponível em: https://www.cochranelibrary.com/about/about-cochrane-library. Acessado em 18 de junho de 2022. [Cochrane Library 2022a]

Cochrane Library. Cochrane Central Register of Controlled Trials (CENTRAL). 2022. Disponível em: https://www.cochranelibrary.com/central/about-central. Acessado em 18 de junho de 2022. [Cochrane Library 2022b]

Cochrane Library. About Cochrane Clinical Answers. 2022. Disponível em: https://www.cochranelibrary.com/cca/about. Acessado em 18 de junho de 2022. [Cochrane Library 2022c]

Cochrane Library. Cochrane Review Groups. 2022. Disponível em: hhttps://www.cochranelibrary.com/about/cochrane-review-groups. Acessado em 18 de junho de 2022. [Cochrane Library 2022d]

Back to top